Projeto de Vida


Clique para ver mais detalhes

Projeto de Vida

Em consonância com Resolução n.º 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, em seu artigo 5.º, inciso II, afirma o Projeto de Vida como estratégia de reflexão sobre trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante de forma a desenvolver os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos estudantes, como um estratégia pedagógica de reflexão sobre a própria trajetória escolar, e o sentido da aprendizagem, de maneira significativa e integrada.

O trabalho com a dimensão pessoal visa contribuir na construção da identidade pessoal dos sujeitos a partir do reconhecimento de suas características e seus interesses, como estratégia educacional para garantir o bem-estar e desenvolvimento pessoal, físico, social, socioemocional e intelectual, suprindo assim as suas necessidades atuais e futuras.

A dimensão cidadã contempla os comportamentos sociais e os valores éticos necessários à vida em comunidade, assim como o uso de tecnologias e práticas de cidadania digital responsáveis, conciliando os interesses individuais com o bem comum, de forma crítica e reflexiva.

Já a dimensão profissional, por sua vez, denota a importância da esfera do trabalho e o impacto da escolha da atividade profissional e econômica na vida dos estudantes e dos seus familiares.

Por isso, é fundamental oportunizar diversos meios de formação e inserção no mundo do trabalho, em carreiras profissionais e no universo do empreendedorismo.

Projeto de Vida

Eixos Estruturantes:
Processos Criativos, Empreendedorismo, Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEPA

Clique para ver mais detalhes

Projeto Geração

Clique para ver mais detalhes a respeito desse itinerário.

Projeto Geração

Eixos Estruturantes:
Empreendedorismo, Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEDF