Empreendedorismo


Clique para ver mais detalhes

Aprendendo a empreender: Desenvolvendo projetos pessoais ou produtivos

O componente curricular “Aprendendo a empreender: desenvolvendo projetos pessoais ou produtivos” é pensado a partir das possibilidades de atuação dos estudantes do Ensino Médio nas suas escolas, através de projetos, oficinas, feiras, rodas de conversa e vivências articuladas ao projeto de vida e ao mundo do trabalho.
A sociedade contemporânea, marcada por incertezas e volatilidade, necessita de indivíduos preparados para o processo de mudanças permanentes, adaptando-se aos diferentes contextos e criando oportunidades (BRASIL, 2019).

O desenvolvimento do espírito empreendedor é perpassado pela articulação entre os projetos pessoais e os projetos produtivos planejados pelos estudantes, envolvendo uma abordagem interdisciplinar que agrega conhecimentos de diversas
áreas do conhecimento. Ou seja, empreender está articulado a um conjunto de técnicas, comportamentos e hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados para melhorar a vida cotidiana.

O estudante, ao identificar a janela de oportunidades disponibilizadas pela sociedade contemporânea, também reflete sobre os seus sonhos e projetos de vida e mobiliza ações para atingir suas metas. O mundo do trabalho está imerso nessa operação, convidando os estudantes a entender a sua lógica e desbravar as possibilidades que o mesmo oferece. A descoberta de nichos de mercado e clientela é fundamental nesse processo. A relação entre o contexto, as oportunidades e os anseios pessoais é uma das linhas mestras do empreendedorismo na escola. Esta relação é aliada à utilização de tecnologias digitais que incrementam suas competências e habilidades adquiridas na educação básica.

O que se pretende é a construção de um estudante protagonista. A palavra protagonismo é constituída por duas raízes gregas: proto, que significa "o primeiro, o principal"; agon, que significa "luta". Protagonista quer dizer, então, lutador principal, personagem principal, ator principal. Na Filosofia, a ideia de protagonismo juvenil relaciona-se com a ideia de um estudante engajado politicamente e atuante ciente de seus direitos e deveres, participativo e ativo em sua comunidade local.
Na Sociologia, a ideia de protagonismo está associada à relação do indivíduo - ator (nesse caso, o estudante), e a estrutura social, considerando as diferentes formas de atuação na sociedade.

Essas reflexões sobre o protagonismo estão associadas às formas de atuação nos setores produtivos da sociedade. Uma forma de ação pertinente é o empreendedorismo. Características empreendedoras estão interligadas aos seguintes pontos:
- Busca de Oportunidades e Iniciativa;
- Persistência;
- Correr Riscos Calculados;
- Exigência de Qualidade e Eficiência;
- Comprometimento;
- Busca de Informações;
- Estabelecimento de Metas;
- Planejamento e Monitoramento Sistemáticos;
- Persuasão e Rede de Contatos;
- Independência e Autoconfiança.
Nesse sentido, características empreendedoras estão associadas a processos produtivos e também podem ser aplicadas ao nível pessoal, envolvendo características socioemocionais.

2 SEBRAE. Conheça as características empreendedoras desenvolvidas no Empretec. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/conheca-as-caracteristicas-empreendedoras-desenvolvidas-no-empretec,d071a5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 21. jan. 2021.

Aprendendo a empreender: Desenvolvendo projetos pessoais ou produtivos

Eixos Estruturantes:
Empreendedorismo

Fonte:
SEEPA


as