Debate


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Na trilha da argumentação

O componente curricular “Na trilha da argumentação” possui como objetivo trazer perspectivas sobre a oratória, possibilitando instrumentos para os estudantes aprimorarem a capacidade de apresentar trabalhos, buscar informações, defender ideias, portar-se em uma entrevista de emprego, entre outras situações que envolvem a argumentação.

Ao exercitar a argumentação, o estudante prepara-se para os desafios da sociedade contemporânea através do exercício do seu protagonismo, na medida em que ele assume autoria de suas proposições e ideias. O componente também visa favorecer o desenvolvimento de um olhar crítico e coerente, por parte dos estudantes, frente aos acontecimentos e situações, embasados pela pesquisa e por bases
teóricas e confiáveis que sustentem seus argumentos. Esse posicionamento frente aos campos sociais, políticos, econômicos e culturais, com bases sólidas e confiáveis, são de suma importância.

Na Grécia do século V a.C., ou período clássico, a própria ideia de participação política está relacionada com a arte da argumentação. Os sofistas, professores ambulantes que viajavam de cidade em cidade grega, ensinavam ao cidadão grego a arte da retórica, contudo tal prática não tinha como objetivo alcançar a verdade, mas sim o verossímil. Sócrates, Platão e Aristóteles combatiam a prática dos sofistas, defendendo que a argumentação deve ter como base o verdadeiro ou a verdade em si.

Aristóteles ao tratar da teoria da argumentação, defende que a linguagem deve ser a expressão do pensamento lógico, onde se privilegia o uso da razão na busca pela verdade. Portanto, dentre outros significados, argumentar relaciona-se intrinsecamente com a ideia da expressão do pensamento de forma lógica e racional, comprometida com a verdade.

Nesse sentido, componentes como a Sociologia e a Filosofia possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da argumentação dos estudantes, e se colocam como importantes aliados no desenvolvimento do presente componente eletivo.

Na trilha da argumentação

Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEPA

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Comunicação restaurativa: o diálogo que transforma

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Comunicação restaurativa: o diálogo que transforma

Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEDF