Tecnologia


Clique para ver mais detalhes

HTTP: Humanas e Tecnologia na Teoria e na Prática

Clique para ver mais detalhes a respeito desse itinerário.

HTTP: Humanas e Tecnologia na Teoria e na Prática

Eixos Estruturantes:
Mediação e Intervenção Sociocultural

Fonte:
SEEDF

Clique para ver mais detalhes

Comunicação, Cultura Digital e uso de mídias

A disciplina proposta está vinculada a alguns componentes curriculares das áreas de Linguagens e suas tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, cuja abordagem deve propiciar ao público do Ensino Médio a interação social por meio do uso da língua em suas práticas histórico-discursivas, a partir de vivências em experiências significativas que envolvem a linguagem em diferentes mídias (digital e analógica). Tais práticas englobam a oralidade/escuta, a leitura, a análise linguística/semiótica e a produção de textos.

A Língua Portuguesa tem seu objeto próprio, a língua, porém nas práticas discursivas contemporâneas de uso desta, ela está sujeita a se constituir de diferentes formas discursivas, principalmente com a cultura do digital, por isso, podemos falar em nanoconto, ciberespaço, meme, vlog, podcast, vídeo minutos, remix, fanfics, estilizações, linguagem cinematográfica, gif, wiki, site, spot, entre outras possibilidades de uso da linguagem. Neste sentido, deve-se evocar o trabalho com o texto em suas múltiplas formas e semioses, inscritos na história da produção do conhecimento humano.

É possível produzir e analisar, por meio do uso de mídias, um produto audiovisual, a partir dos elementos próprios da sua linguagem, como planos, luz, cor, entre outros elementos que produzem sentido à imagem e ao som enquanto materialidade discursiva da língua. Para tanto, as questões que envolvem a História do Cinema são basilares para as análises e produções. Além disso, editar e fazer novos textos, parodiando e criando outros sentidos através de outras mídias, samplear, bem como analisar fotos, pensar seu contexto de produção, verificar os sentidos produzidos. Esses processos têm uma relação direta com outros componentes. Ao analisar e explicar os sentidos produzidos pelo discurso da imagem/vídeo, o conhecimento linguístico vai para além do verbal, extrapolando o significado e mergulhando em outras esferas de conhecimento, bem como passando de um campo ao outro por meio das relações interdiscursivas da linguagem, inclusive com outras discursividades.

Também se destaca nesta abordagem o papel da História na relação com a linguagem, uma vez que somos sujeitos de linguagem e sujeitos da história. Todo o conhecimento produzido para o que conhecemos atualmente como cultura digital e o uso de mídias está inscrito em processos históricos de avanço e desafios da produção humana.
Desse modo, uma abordagem da comunicação imersa em uma cultura digital, considerando a democratização do acesso e o uso de mídias, deve contemplar a fase de transição histórica de passagem do analógico para o digital sem desconsiderar que a relação da linguagem perpassa o histórico-social.

Comunicação, Cultura Digital e uso de mídias

Eixos Estruturantes:
Processos Criativos

Fonte:
SEEPA

Clique para ver mais detalhes

Inclusão Digital, Robótica e suas Tecnologias

Clique para ver mais detalhes a respeito desse itinerário.

Inclusão Digital, Robótica e suas Tecnologias

Eixos Estruturantes:
Investigação Científica, Processos Criativos

Fonte:
SEEDF

Clique para ver mais detalhes

Trilha de Ciência da Natureza: Saúde e Tecnologia

Clique para ver mais detalhes a respeito desse itinerário.

Trilha de Ciência da Natureza: Saúde e Tecnologia

Eixos Estruturantes:
Investigação Científica

Fonte:
CEM 804


as